Esclarecendo algumas dúvidas de telecom

A telefonia IP é uma tecnologia presente no ambiente empresarial já a algum tempo, torna possível a rápida execução de tarefas e a utilização de funcionalidades que facilitam a comunicação entre equipes e clientes. Todas estas qualidades e características são definições básicas para aqueles que conhecem um pouco sobre a tecnologia de comunicação IP. Para esclarecer suas dúvidas de telecom e somar conhecimento sobre a telefonia IP, abaixo listamos algumas características normalmente divulgadas e não muito bem esclarecidas:

As ligações serão gratuitas: Esta questão de ligações gratuitas com a telefonia IP é verdadeira apenas quando as ligações forem realizadas entre ramais. Como exemplo vamos imaginar um ambiente de matriz e filiais. Todas as ligações realizadas entre ramais, mesmo sendo entre unidades que estão em cidades diferentes, não serão tarifadas. Isso acontece pelo fato da ligação ser realizada utilizando a rede de dados (internet) para trafegar a voz. Neste mesmo ambiente, ligações realizadas para clientes que possuem uma linha de operadora tradicional serão tarifadas, isso em razão de ser utilizada a estrutura da operadora para a comunicação. Porém, há sempre a possibilidade de integração IP com clientes e parceiros, criando uma rede privada de comunicação.

Grande redução de custos: Comercialmente muitas empresas divulgam a possibilidade de realizar com suas soluções a redução de 80% a 90% dos custos relacionados a telefonia. No entanto, esses números são métricas difíceis de serem alcançadas, obtidas somente com o corte de recursos (planos, linhas, aparelhos telefônicos, etc) ou em um cenário com muitos problemas, como planos inadequados, erro no dimensionamento da quantidade de linhas ou até mesmo na originação de ligações para celulares a partir de números fixos. A redução de custos que a telefonia IP proporciona está mais relacionada com a correta gestão dos recursos de comunicação, com o uso de funcionalidades de monitoramento e controle de permissões dos usuários. Quanto maior for seu controle sobre os recursos de comunicação da empresa, maior será sua facilidade em controlar e reduzir custos.

Ligações IP tem baixa qualidade: Devido a baixa velocidade nos links de internet, o início da telefonia IP no Brasil foi marcado pela baixa qualidade nas pequenas e médias empresas que dependiam de ADSL e outras soluções para manter o serviço em execução. Hoje com o acesso a links de alta velocidade, empresas de pequeno e médio porte utilizam a telefonia IP com qualidade e capacidade de ampliação do serviço, podendo utilizá-lo até mesmo fora do ambiente organizacional, destacando o benefício da mobilidade que esta tecnologia disponibiliza aos seus usuários.

A telefonia IP não é para todas as empresas: Muitos acreditam que a telefonia IP é algo tão exclusivo que somente grandes corporações é que utilizam esta tecnologia, mas na verdade uma plataforma de telefonia IP pode ser utilizada tanto por grandes empresas como também por ambientes menores, com cinco ou seis ramais e com poucas funcionalidades como URA, Relatórios gerenciais, transferência de ligações e siga-me. Ao existir a necessidade em atualizar ou implantar uma nova solução de telefonia IP na sua empresa, você deve levantar suas necessidades e conhecer as soluções disponíveis no mercado. A Canal Telecom a fim de atender uma grande gama de ambientes, conta com soluções físicas e em nuvem. As soluções fornecidas pela Canal são o PABX IP e o Gateway Multiserviços, todas fornecem inovação, tecnologia e inteligência para a comunicação empresarial.

Benefícios reais ao utilizar a telefonia IP

Agora que já falamos um pouco sobre alguns pontos que geram dúvidas de telecom, abaixo vamos descrever alguns dos reais benefícios ao utilizar a telefonia IP. Confira:

Flexibilidade: Módulos de funcionalidades podem ser utilizados na plataforma de telefonia IP conforme a demanda do projeto exigir. Boas soluções assim como a plataforma IP da Canal Telecom proporcionam ao gestor a possibilidade de iniciar a solução a partir de um nível mais básico e adicionar ferramentas e customizar funcionalidades de acordo com a evolução do ambiente de telefonia.

Escalabilidade: Facilidade em adicionar ou remover ramais IP, gravar todos os ramais ou apenas alguns, estas são algumas das características que evidenciam a escalabilidade da telefonia IP.

Mobilidade: Poder realizar ligações por meio de um telefone IP, celular, computador ou até mesmo por um telefone comum, sempre utilizando o mesmo ramal dentro ou fora da empresa, mostra como a mobilidade faz parte da telefonia IP.

Inovação: A possibilidade de desenvolver e customizar funcionalidades são atributos que empresas especializadas fornecedoras de soluções em telefonia IP disponibilizam aos clientes. Ambientes empresariais são sempre distintos uns dos outros, por esta razão ter uma solução customizada corretamente com as funcionalidades que a empresa demanda evita problemas de usabilidade e adaptação dos usuários às ferramentas fornecidas.

Integração: Facilitar a comunicação entre matriz e filiais e também trocar informações com outros softwares, são mais alguns pontos que podem ser adicionados à lista de benefícios adquiridos ao utilizar a telefonia IP. Esta capacidade de integração agiliza atividades e minimiza a necessidade do envolvimento de pessoas na realização de tarefas.

Fonte: http://www.canaltelecom.com.br/blog/esclareca-duvidas-de-telecom/


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *