Todos os dias surgem novidades e lançamentos no mundo da tecnologia, principalmente na área de telefonia. Se você possui uma empresa ou trabalha em uma, deve estar familiarizado com o sistema PABX, certo?

E o sistema VoIP, conhece? Os dois possuem processos e mecânicas semelhantes e podem confundir muita gente.

A internet é uma descoberta relativamente recente, mas os avanços que a humanidade fez até hoje são praticamente infinitos. Um novo uso dessa tecnologia é descoberto de tempos em tempo e nos vemos cercados por ela em todos os aspectos das nossas vidas.

Não demorou muito para que as inovações atingissem o campo da telefonia empresarial e do dia a dia. E isso só foi possível através do VoIP. Pouca gente sabe, mas o VoIP é a principal tecnologia por trás das chamadas telefônicas pela internet.

O que é VoIP?

Afinal, o que quer dizer VoIP e qual sua importância? Em português, a sigla significa Voz sobre Protocolo de Internet, que permite a transmissão de voz por IP (protocolos de internet).

Isso significa que é uma tecnologia capaz de transformar áudios analógicos em dados digitais, que podem ser transferidos via internet.

Ou seja, uma chamada telefônica comum pode ser realizada através de uma conexão com a internet. Esse método é bastante utilizado pelos usuários de serviços como Skype, Facebook Messenger, Viber, Drive e também WhatsApp.

Apesar de ter citado aplicativos bastante modernos, essa tecnologia foi inventada no começo dos ano 90.

Entretanto, foi considerada um fracasso por muitos anos por conta da baixa velocidade de transmissão de dados, até o surgimento da internet banda larga, quando passou a ganhar mais espaço e se tornar essencial na vida das pessoas.

Como funciona o VoIP?

O VoIP funciona através da captura da voz e a transformação da mesma em pacotes de dados. Na prática, esse tipo de chamada pode ser realizada de um computador para outro ou de um computador para um telefone convencional e também pode ser feita de uma maneira mais fácil e econômica.

Ela pode ser realizada entre computadores ou entre quaisquer dispositivos conectados à internet, como smartphones. Tudo o que é falado e captado pelo microfone se torna informação binária e é transmitido através da internet.

O que é PABX?

PABX é uma sigla em inglês para “troca automática de ramais privados”, ou seja, essa tecnologia é utilizada quase que exclusivamente em empresas. Aí já está nossa primeira diferença entre essa tecnologia e o VoIP.  

Esse sistema tem a função de conectar todos os telefones internos de uma empresa entre si e também à rede externa.

A implantação de uma central telefônica automática elimina a necessidade de diversas linhas telefônicas. Como é possível imaginar, isso gera uma redução de custos bastante significativa.

Além disso, através do PABX, é possível realizar um gerenciamento telefônico com diversas funcionalidades e comunicação entre ramais.

É dessa forma que funciona o sistema: através da otimização da comunicação entre todos os colaboradores, visto que todos contam com um ramal exclusivo – sem custos adicionais.

Como é possível perceber, a tecnologia do VoIP é como uma precursora do PABX. Na verdade, ele é muito mais. Ainda hoje, em muitas empresas, para que seja possível a implementação do sistema PABX, é necessário que haja o funcionamento do VoIP.

Isso porque o VoIP é a tecnologia por trás do PABX, que faz esse sistema funcionar. No caso do PABX, existe uma peculiaridade envolvida, como as informações não são armazenadas em um hardware, e sim em um software na nuvem, é possível realizar chamadas sem internet dedicada.

As duas tecnologias são importantes marcos na história da telefonia digital. Entretanto, não devemos confundi-las ou confundir seu uso. É claro que são bastante similares, mas é preciso pensar que uma é necessária para o funcionamento da outra.

 A tecnologia base, digamos assim, do sistema PABX é o VoIP, mas o contrário não é verdade. Por isso, dizemos que o PABX nuvem só consegue ser amplamente utilizado com o VoIP, já que as duas tecnologias se complementam.

Fonte: https://portogente.com.br/noticias-corporativas/105839-Veja%20quais%20s%C3%A3o%20as%20diferen%C3%A7as%20entre%20VoIP%20e%20PABX%20na%20nuvem

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *