Uma nova ameaça foi encontrada pela Avast, empresa dedicada a produtos de segurança digital, tendo como alvo os bancos Santander, Itaú e Banco do Brasil, com foco justamente nos correntistas brasileiros.
Batizada de WannaHydra, a ameaça possui várias funções de malware em uma só, como trojan bancário, spyware e ramsomware. Segundo os especialistas, o vírus vem se espalhando por meio de sites maliciosos e lojas de aplicativos de terceiros.
A Avast explica que o WannaHydra emite um alerta falso à vítima indicando que há um problema com sua conta bancária. Com isso, a pessoa acaba fazendo o suposto login em sua conta quando acaba visualizando interfaces iguais às originais dos respectivos bancos. Com as credenciais inseridas, os cibercriminosos têm acesso aos dados da vítima.



O malware é semelhante ao WannaLocker, um ransomware também para dispositivos móveis que, em 2017, executou funções de spyware, coleta de registros de chamadas, números de telefones, SMS, localização e ainda tirou fotos com a câmera frontal e traseira do smartphone da vítima.
0 comentário